Turbulência

O que é a turbulência? Eu preciso ficar com medo?

Turbulência

Entendendo a turbulência

O nosso planeta é envolto por uma camada de ar que chamamos de atmosfera. A atmosfera é coberta por diversos gases, destaco entre eles o oxigênio e o nitrogênio. O ar é um fluído e é neste fluido que um avião “voa”, da mesma forma que um navio navega sobre as águas.

Como na água há ondas que fazem o navio balançar, o avião também balança no ar agitado, ou seja, no ar turbulento.

O que torna o ar turbulento?

Existem diversos fatores que causam a turbulência, como por exemplo, em regiões mais quentes, principalmente no período da tarde (período mais quente do dia), o ar quente (aquecido) por ser mais leve se afasta do solo e sobe em grandes bolhas de ar quente, que ao se aproximar do avião, que trafega em níveis mais baixos de altura, pode ocasionar a turbulência.

Outros fatores que podem ocasionar online casino a turbulência são:

  • Frentes frias;
  • Nuvens de desenvolvimento vertical;
  • Variações de temperatura;
  • Entre outros..

Turbulência2

A grande pergunta é: A turbulência representa algum risco ao avião?

A resposta é NÃO! Os aviões são preparados para resistir até as turbulências mais severas, que são extremamente raras.  Geralmente, quando alguém se machuca em uma turbulência “severa”, é por que não estava usando o cinto de segurança, ou andava pelo corredor do avião. Por isso caro leitor, é muito importante você sempre seguir a orientação da tripulação para evitar qualquer transtorno.

Tem como prever ou evitar uma turbulência?

Em alguns casos sim, e outros não! Os aviões atuais conseguem detectar em seus radares meteorológicos a turbulência nas nuvens. Geralmente nesses casos os pilotos fazem desvios para garantir o conforto dos passageiros.

Se o ar turbulento estiver fora das nuvens, não há como detectá-lo. Mas lembre-se: a TURBULÊNCIA, MESMO A MAIS SEVERA, NÃO OFERECE risco à estrutura da aeronave.

Ainda não está convencido que viajar de avião é seguro? Veja o vídeo abaixo, nem mesmo um raio derruba um avião!

Bom pessoal por hoje é só! Qualquer dúvida deixe o seu comentário logo abaixo.

Blog Supere o seu Medodevoar.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *